Monumento Natural dos Monólitos de Quixadá

monumento
Monumento Natural dos Monólitos de Quixadá é uma unidade de conservação de proteção integral do tipo monumento natural que tem o objetivo de preservar os inselbergs (ou monólitos) característicos da região por sua raridade, singularidade e beleza cênica. Está localizada no município de Quixadá, Ceará, a aproximadamente 160 km de Fortaleza. Desde 2010 faz parte da Associação Mundial de Montanhas Famosas (em inglês, World Famous Mountains Association – WFMA). É o único representante do Brasil na entidade era o Geopark Araripe, na região do Cariri.
Entre os seus objetivos estão a preservação da riqueza natural, a garantia equilíbrio ecológico face às intervenções antrópicas, bem como promover e o desenvolvimento econômico da região através de atividades ligadas ao Ecoturismo.
Foi criada por meio do Decreto Nº 26.805, de 25 de outubro de 2002, e compreende uma área delimitada pelas seguintes coordenadas geográficas: Latitude Sul entre 04° 54’ e 05° 02’ e Longitude Oeste entre 38° 53’ e 39° 06’.
A unidade foi criada para, além de preservar os inselbergs, proporcionar à população local, técnicas apropriadas de uso do solo sem interferência nos refúgios ecológicos, assegurar o uso sustentável dos recursos naturais, ordenar o turismo ecológico, científico e cultural e as demais atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental e desenvolver na população uma consciência ecológica e conservacionista.
Segundo o decreto que criou a unidade, é proibido:
  • Retirar ou desmontar os campos de inselbergs e as formações rochosas;
  • Implantar equipamentos em suas estruturas naturais;
  • Realizar obras civis e de terraplenagem;
  • Abrir ou dar manutenção a estradas quando isto resultar em alterações das condições ecológicas dos campos de inselbergs;
  • Marcar, gravar ou alterar de qualquer forma os monólitos;
  • Outras atividades danosas previstas na legislação ambiental.
Anúncios